A Teoria da Atividade em uma proposta de Educação a Distância: contribuições para a construção de conceitos químicos

  • João Ricardo Sanchez
  • Daniela Gonçalves de Abreu
  • Yassuko Iamamoto
  • Joana de Jesus de Andrade

Resumen

Neste trabalho, investigamos a mobilização dos alunos e a aprendizagem de conteúdos químicos, durante o desenvolvimento de uma
Atividade de Ensino (AE) para a Educação a Distância (EaD), organizada nos moldes de uma Atividade Orientadora de Ensino (AOE) presencial. Fundamentados em trabalhos de Vigotski, Leontiev e Moura acerca da Teoria da Atividade, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, com destaque para a pesquisa participante. O campo empírico foi o fórum de discussão virtual de um curso EaD, no qual as atividades foram disponibilizadas. Foram envolvidos alunos de 7 cidades do Estado de São Paulo. Pudemos notar que a interação aluno-aluno foi menos intensa na atividade a distância, pois os participantes discutiam a maioria das questões com o professor-pesquisador. Os resultados evidenciaram que nos 8 grupos envolvidos, alguns conceitos relacionados a solubilidade foram estabelecidos, outros foram questionados, refutados e alguns ficaram em aberto. Numa atividade presencial realizada durante o Mestrado, pôde-se analisar a aprendizagem do ponto de vista de cada indivíduo e acreditamos que este aspecto tenha sido mantido na EaD. Todavia, as informações e conceitos espontâneos trazidos pelos alunos e passíveis de movimentação a conceitos científicos, se mostraram mais evidentes no formato AE a distância em detrimento da AOE presencial.

Citas

Brandão, C. R., e Borges, M. C. (2007). A pesquisa participante: um momento de educação popular. Revista Educação Popular, 51-62, Uberlândia.
Brandão, C. R., e Streck, D. R. (Orgs). (2006). Pesquisa participante: a partilha do saber. Aparecida: Ideias & Letras.
Bogdan, R. C., Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora.
de Moura, M. O. (1992). O Jogo e a Construção do Conhecimento Matemático. Publicação séries e ideias, 45-52, São Paulo.
de Moura, M. O., Araújo, E. S., Moretti, V. D., Panossian, M. L., e Ribeiro, F. D. (2010). Atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, 205-229, Curitiba.
Espimpolo, D. M., Iamamoto, Y., e Abreu, D. G. (2012). Atividade Orientadora de Ensino e a apreensão de conhecimentos em Química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 105-129.
Leontiev, A. N. (1978). O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizontes LDA.
Leontiev, A. N. (2017). Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. En L. S Vygotski, A. R. Luria e A. N Leontiev (Orgs.), Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução Maria da Pena Villalobos (pp. 59 – 83). São Paulo: Ícone.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). Lei número 9394. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Libâneo, J. C., e Pimenta, S. G. (1999). Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade, 239-277.
Maia, C., e Mattar, J. (2007). ABC da EaD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson.
Mattar, J. (2011). Guia de Educação a Distância. São Paulo: Cengage Learning.
Moretti, V. D. (2007). Professores de matemática em atividade de ensino. Uma perspectiva histórico-cultural para a formação docente (Tese Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo. doi: 10.11606/T.48.2007.tde-05102007-153534.
Nunez, I. B. (2009). Galperin, Leontiev e Vygotsky. Formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Líber Livro.
Sanchez, J. R. (2014). A atividade orientadora de ensino como alternativa metodológica para a abordagem de metais pesados na disciplina de Química Analítica Qualitativa (Dissertação Mestrado em Química)., Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. doi:10.11606/D.59.2014.tde-19092014-111235.
Vigotski, L. S. (1991). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.
Vigotski, L. S (2005). Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes.
Publicado
2019-11-03
##submission.howToCite##
SANCHEZ, João Ricardo et al. A Teoria da Atividade em uma proposta de Educação a Distância: contribuições para a construção de conceitos químicos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, [S.l.], v. 18, n. 2, p. 321-341, nov. 2019. ISSN 1579-1513. Disponible en: <http://revistas.educacioneditora.net/index.php/REEC/article/view/350>. Fecha de acceso: 26 oct. 2025

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##