O ensino de ciências a partir de temas com relevância social contribui para o desenvolvimento do letramento científico dos estudantes?

  • Victor Augusto Bianchetti Rodrigues
  • Ana Luiza de Quadros

Resumen

A perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade tem se firmado como uma das tendências de ensino que pode romper com o ensino tradicional, pautado na transmissão de informações desvinculadas da realidade dos educandos. Desenvolvemos este trabalho com o objetivo de analisar a contribuição do ensino a partir de temas do contexto para o desenvolvimento do Letramento Científico dos estudantes, nos baseando nas dimensões do letramento apontadas por Kemp (2002). Para isso, desenvolvemos uma sequência didática elaborada a partir do tema “Água”. Essa sequência se concretizou em turmas da modalidade “Ensino para Jovens e Adultos”. Como ferramenta de produção de dados, filmamos as aulas em que as aulas foram desenvolvidas. Ademais, solicitamos aos estudantes a produção de textos antes e após a sequência, bem como analisamos os resultados dos instrumentos avaliativos usados na disciplina de Química. Percebemos evolução no desempenho dos estudantes durante as aulas e nas avaliações (de conhecimento), além de uma aproximação maior com a ciência. Além disso, a análise dos dados forneceu fortes indícios de apropriação de conceitos científicos. Portanto, argumentamos que a sequência temática contribuiu para o letramento científico dos estudantes participantes.

Publicado
2020-01-28
##submission.howToCite##
BIANCHETTI RODRIGUES, Victor Augusto; DE QUADROS, Ana Luiza. O ensino de ciências a partir de temas com relevância social contribui para o desenvolvimento do letramento científico dos estudantes?. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, [S.l.], v. 19, n. 1, p. 1-25, ene. 2020. ISSN 1579-1513. Disponible en: <http://revistas.educacioneditora.net/index.php/REEC/article/view/437>. Fecha de acceso: 13 jul. 2024

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##